Viagem de moto pelo Circuito da Mantiqueira Paulista: Trip pela montanha

Moto Adventure fez o Circuito da Mantiqueira Paulista, pelas cidades de São José dos Campos, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Sapucaí Mirim e Santo Antonio do Pinhal, a bordo de uma Kawasaki Versys 650 2018

Fonte: Moto Adventure

Circuito da Mantiqueira Paulista

Para quem curte uma aventura, as montanhas sempre são uma boa opção. Para quem gosta de uma boa estrada para andar de moto também, pois suas subidas, descidas e curvas são um paraíso para os motociclistas. E se você ainda adicionar trechos de terra, o passeio fica completo! A combinação fica melhor ainda para os aventureiros com big trail.

Assim foi escolhido este roteiro: a partir da cidade de São Paulo, fomos para o Circuito da Mantiqueira Paulista. Iniciamos a subida por São José dos Campos, passamos por Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Sapucaí Mirim e Santo Antonio do Pinhal, por onde descemos a serra.

O roteiro somou 350 km, incluindo a saída e o retorno da capital, e com um trecho fora de estrada com aproximadamente 40 km. O trecho oferece uma paisagem deslumbrante, com partes de asfalto em excelente estado. É extremamente prazeroso para transpor de moto, mesmo para aqueles que não irão se aventurar no trecho de terra.

Além de todos os atrativos já mencionados, a região possui excelentes pousadas, culinária excepcional e diversificada, com restaurantes especializados em pratos caipiras, pratos da montanha, à base de trutas e pinhão, e pratos gourmet.

Rodovia Monteiro Lobato - Alexandre Rio

Rodovia Monteiro Lobato – Alexandre Rio

Integração turística

Criado há cinco anos, o projeto de integração turística entre sete cidades localizadas na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, contempla, dentre as suas funcionalidades, o desenvolvimento social e turístico. As cidades do Circuito da Serra da Mantiqueira apresentam deslumbrantes cenários turísticos e formam uma rota de destinos atraentes, sofisticados e de fácil acesso junto à natureza. Municípios como São José dos Campos, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba e Piquete estão incluídos. O circuito tem passeios para gostos e perfis variados.

Conhecida como “Suíça brasileira”, Campos do Jordão é a cidade internacionalmente mais conhecida do roteiro, com seus sofisticados restaurantes, malharias e eventos culturais. Uma viagem até lá pode incluir uma ou mais das cidades próximas. Os banhos de cachoeiras e a Mata Atlântica deixam o visitante de queixo caído.

São Francisco Xavier, pequeno distrito de São José dos Campos, está localizado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira. Santo Antônio do Pinhal oferece belezas como as do Jardim dos Pinhais Ecco Parque e dos mirantes do Cruzeiro e Nossa Senhora Auxiliadora. A Pedra do Baú e a colonial Igreja Matriz são chamarizes de São Bento. Em Piquete, a arquitetura da Estação Ferroviária Rodrigues Alves e do pórtico da Fábrica Presidente Vargas merecem belas fotografias de recordação. Além do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que pertenceu ao famoso escritor Monteiro Lobato, dispõe de belas capelas e grutas. Palacetes e igrejas são boas pedidas em Pindamonhangaba, assim como a Reserva Ecológica de Trabiju.

Rodovia Monteiro Lobato - Alexandre Rio

Rodovia Monteiro Lobato – Alexandre Rio

O Roteiro

Para chegar a São José dos Campos, a partir se São Paulo, pegue a Rodovia Airton Senna e depois a Rodovia Governador Carvalho Pinto. Siga até a saída 96 para a SP-99/Tamoios em direção ao litoral norte paulista. Mantenha-se à esquerda na bifurcação e siga as indicações para São José dos Campos/Monteiro Lobato. Mantenha-se à esquerda e pegue a Rodovia dos Tamoios. Ao final da rodovia, em São José dos Campos, siga as placas marrons indicando São Francisco Xavier, que vão conduzi-lo até a Rodovia Monteiro Lobato. Esta rodovia serrana e bastante sinuosa possui uma linda paisagem, e nesse ponto a diversão se inicia. Mas não se empolgue nas curvas, pois a via é de mão dupla em todo o seu percurso, porém, e possível ter muito prazer em velocidades seguras.

Chegando ao trecho urbano de Monteiro Lobato siga pela via principal até a Praça Comendador Freire. Siga em frente conforme a placa São Francisco Xavier/Joanópolis/Monte Verde na Estrada Vereador Pedro David. Ao final da estrada chega-se a uma rotatória na entrada da cidade. Siga à direita para a Estrada Santa Barbara/Sul de Minas/Sapucaí Mirim, início do trecho aventureiro de terra.

Trecho aventureiro

Essa estrada serrana de terra possui belas propriedades rurais e chácaras e, no seu trecho inicial, margeia o Rio do Peixe. É possível banhar-se em algumas piscininhas formadas em seu leito, mas somente em dias muito quentes, pois suas águas são oriundas da serra e, portanto, frias.

A estrada também possui uma variação de altitude de 700 a 1.300 metros. A orientação pela estrada e muito fácil, somente mantenha-se na via principal que você atravessará os quase 40 km de terra. O percurso em dias secos pode ser feito por iniciantes e com garupa. É uma boa oportunidade para aqueles que queiram se iniciar e ainda não tiveram coragem. Mas evite fazer essas aventuras sozinho.

Ao final da estrada de terra chega-se no asfalto. Siga à direita na Rodovia Antônio Simões de Almeida/Rodovia Vereador Júlio da Silva em direção à Estrada do Cassununga. Na rotatória, pegue à esquerda da Rodovia Monteiro Lobato sentido Santo Antonio do Pinhal/Campos do Jordão, na próxima rotatória siga à direita para Santo Antonio do Pinhal pela SP-046. Ao final você chega ao portal da cidade. Além de ser uma cidade muito agradável, com aptidão turística, Pinhal possui muitas opções de hospedagem e diversos restaurantes, sendo uma excelente opção mais econômica para Campos do Jordão. Atravesse a cidade e siga até a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (Serra de Campos do Jordão), desça a serra sentido a Rodovia Carvalho Pinto, e até a próxima!

Estrada Santa Bárbara - Alexandre Rio

Estrada Santa Bárbara – Alexandre Rio

Companheira de viagem

Para essa aventura, a Kawasaki do Brasil cedeu a novíssima Versys 650 2018. A moto comportou-se com excelência nas rodovias pavimentadas e, apesar de ser um modelo crossover, possui excelente suspensão, permitindo a utilização em vias de terra com conforto e segurança. Com o piso seco, os pneus originais deram conta do recado. Contei com a excelente companhia do aventureiro Alexandre Rio.

Antes de pegar a estrada passe na Kawasaki One e garanta a sua máquina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *