2021

VERSYS 1000 GRAND TOURER

As melhores aventuras e desafios da sua vida serão com uma moto. Estradas desconhecidas serão mais fáceis e lugares distantes mais próximos com a Versys… + Leia mais

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    DESCRIÇÃO

    As melhores aventuras e desafios da sua vida serão com uma moto.

    Estradas desconhecidas serão mais fáceis e lugares distantes mais próximos com a Versys 1000. Quando a aventura chamar você e a Versys 1000 estarão prontos.

    Em qualquer estrada, a qualquer momento.

    CARACTERÍSITCAS

    O motor e o chassi da Versys 1000 foram projetados para maximizar o prazer de pilotar nas ruas. Seus quatro motores de 1.043 cc oferecem uma recompensa na aceleração a cada giro do acelerador. O equilíbrio do chassi e as configurações de suspensão de longa viagem permitem excelente controle e feedback, oferecendo confiança ao piloto em inúmeras situações ao dirigir na rua. Além disso, oferece uma posição de pilotagem relaxada e ereta tendo controle na máquina, bem como uma boa vantagem adiante.
    Os sistemas eletrônicos de suporte ao piloto da Kawasaki, aprimorados com feedback da compacta IMU Bosch (Unidade de Medição Inercial), permitem que os pilotos desfrutem com confiança uma experiência divertida e esportiva na Versys 1000.
    Complementando uma carenagem superior e carenagens largas que fornecem proteção e conforto para viagens mais longas, a Versys 1000 vem com recursos premium de turismo e a mais recente tecnologia para oferecer a você e seus passageiros um passeio conveniente e confortável, seja viajando por quilômetro após quilômetro ou em ruas movimentadas da cidade.
    A tecnologia avançada e os equipamentos especiais disponíveis na Versys 1000 Grand Tourer levam a experiência de pilotagem da Versys para o próximo nível. A suspensão eletrônica avançada, Kawasaki Quick Shifter, luzes auxiliares de curva em LED, modos de condução integrados e a conectividade para smartphone são todos recursos padrão no modelo GT.
    A embreagem Assistida & Deslizante foi desenvolvida com o feedback de atividades de corrida. A embreagem usa dois tipos de cames (um assistido e outro deslizante), oferecendo duas novas funções não disponíveis em uma embreagem padrão.
    Quando o motor está funcionando em rotação normal, o came assistido funciona como um mecanismo servo assistido, empurrando o cubo da embreagem e as placas em conjunto para comprimir os separadores. Isso permite que a carga total da mola da embreagem seja reduzida, resultando em um acionamento mais leve do manete da embreagem.
    Quando um freio motor excessivo ocorre do resultado de várias reduções de marcha (ou uma redução acidental) – o came de deslizamento entra em ação, forçando separação entre o cubo da embreagem e os separadores. Isto faz com que a pressão nos separadores seja aliviada e reduz o freio motor, ajudando a evitar que a roda traseira derrape ou fique quicando. Essa função é particularmente útil ao pilotar de maneira esportiva.
    Usando um controle eletrônico de alta precisão para o gerenciamento do motor, os modelos Kawasaki podem atingir um alto nível de eficiência de combustível. No entanto, o consumo de combustível é altamente afetado pelo uso do acelerador, pela marcha engatada e outros elementos sob controle do piloto. O indicador de pilotagem econômica é uma função que indica quando a atual condição de pilotagem está consumindo uma baixa quantidade de combustível. O sistema monitora continuamente o consumo de combustível, independente da velocidade da motocicleta, da rotação do motor, posição do acelerador e outras condições de pilotagem. Quando o consumo de combustível é baixo para uma certa velocidade (por ex. quando a eficiência de combustível é alta), uma marca “ECO” aparece no painel de instrumentos. Ao pilotar de modo em que a marca “ECO” permaneça acesa, o consumo de combustível pode ser reduzido.
    Enquanto a velocidade da motocicleta e a rotação do motor de maneira efetiva pode variar de acordo com o modelo da motocicleta, prestar atenção nas condições que ativam a marca “ECO” podem ajudar o piloto a melhorar a eficiência de combustível – um método útil para aumentar a autonomia da motocicleta. Além disso, manter o consumo de combustível baixo ajuda a minimizar o impacto negativo no meio ambiente.
    O sistema de cruise control da Kawasaki permite que uma velocidade desejada seja mantida com o simples toque de um botão. Tecnologia que reduz o cansaço do piloto e contribui para um alto nível de conforto na condução.
    O sistema de atuação de aceleração totalmente eletrônico Kawasaki permite que a ECU controle o volume tanto de combustível (pelos injetores) quanto o de ar (pelas válvulas de aceleração) que são entregues ao motor. A posição da válvula do acelerador e a injeção de combustível ideal resultam numa resposta suave e natural do motor. O sistema também contribui significativamente para uma redução nas emissões.
    As válvulas de aceleração eletrônicas também permitem um controle mais preciso dos sistemas de gerenciamento eletrônicos como o S-KTRC e KTRC, e permitem a implementação de sistemas eletrônicos como o KLCM, o sistema de controle de freio-motor e o cruise control eletrônico.
    KTRC, o controle de tração avançado da Kawasaki oferece tanto uma performance esportiva quanto a tranquilidade para atravessar superfícies escorregadias com confiança. Múltiplos modos selecionáveis (a quantidade de modos varia de acordo com o modelo) oferecem progressivamente níveis maiores de intrusão para se ajustar às condições de pilotagem e preferência do piloto.
    Modos menos intrusivos mantém uma ótima tração durante a curva. Projetado com a condução mais esportiva em mente, eles facilitam a aceleração ao sair da curva por maximizar o impulso da motocicleta para a frente a partir da roda traseira. Devido ao sofisticado software Kawasaki que baseia sua análise dinâmica na orientação do chassi em relação à superfície da pista (ao invés de relacionado ao plano horizontal), é possível levar em consideração a curvatura do canto, gradiente, etc., e se adaptar de acordo com as necessidades.
    Nos modos mais intrusivos (e para alguns modelos, em qualquer modo), quando a derrapagem excessiva é detectada, a potência do motor é reduzida para que a aderência seja restabelecida, efetivamente permitindo que os pilotos atravessem terrenos curtos e escorregadios (trilhos de trem ou bocas de bueiros) e extensos trechos de pavimentos ruins (pavimentos molhados, cascalho, etc.) com confiança.
    Modelos equipados com IMU incorporam feedback obtido pela orientação do chassi para oferecer um gerenciamento ainda mais preciso.
    Os modelos equipados com múltiplos modos de potência oferecem aos pilotos uma seleção de fácil escolha de potência de motor para se adequar às condições de pilotagem ou à preferência do piloto. Além do modo de potência total, é providenciado um (Low-Baixo) ou dois (Middle – Médio, Low – Baixo) modos alternativos na qual a potência máxima é limitada e a resposta do acelerador é mais suave.
    Desenhado para ajudar pilotos a maximizar sua aceleração nos circuitos ao permitir a troca de marcha para cima sem o uso da embreagem com o acelerador totalmente aberto, o KQS detecta que o manete de embreagem foi acionado e manda um sinal para a ECU cortar a ignição para que a próxima marcha possa ser engatada sem o uso da embreagem. Dependendo dos ajustes da ECU (ou quando o kit de ECU de competição é utilizado), as reduções de marcha sem embreagem também são possíveis.
    A Ninja ZX-6R possui KQS para cima. Já os modelos Ninja ZX 10R e Versys 1000 Grand Tourer possuem KQS tanto para cima quanto para baixo.
    Utilizando a mais recente evolução deste software de modelagem avençada e feedback originado em uma unidade inercial (IMU) Bosch, o KCMF monitora os parâmetros do motor e do chassi ao longo da curva (desde a entrada, passando pelo ápice e até a saída), modulando a força de frenagem e a potência do motor. Isso proporciona uma transição suave da aceleração para a frenagem e vice-versa e ajuda o piloto a traçar a linha pretendida através da curva. Os sistemas que o KCMF supervisiona variam conforme o modelo, mas podem incluir:
    - S-KTRC/KTRC (Incluindo o gerenciamento de tração e gerenciamento de empinamento das rodas);
    - KLCM* (Incluindo o gerenciamento de tração e gerenciamento do empinamento das rodas);
    *Projetado para otimizar a aceleração na hora da partida
    - KECS
    - KIBS
    - Kawasaki Engine Brake Control (Controle de freio-motor Kawasaki)

    GALERIA

    ESPECIFICAÇÕES


    MOTOR
    Tipo 4 cilindros DOHC
    Cilindrada 1.043 cc
    Diâmetro x curso 77,0 x 56,0 mm
    Taxa de compressão 10,3:1
    Sistema de válvulas DOHC, 16 válvulas
    Sistema de combustível Injeção eletrônica
    Ignição Digital
    Partida Partida elétrica
    Lubrificação Lubrificação forçada (cárter semiúmido)
    QUADRO
    Tipo Alumínio
    Curso da roda: Dianteiro 150 mm
    Curso da roda: Traseiro 150 mm
    Pneu: Dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
    Pneu: Traseiro 180/55ZR17M/C (73W)
    Caster (rake) 27˚
    Trail 107 mm
    Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) 34˚ / 34˚
    DIMENSÕES
    Comprimento total 2.235 mm
    Largura total 900 mm
    Altura total 1.405 mm / 1.430 mm
    Entre eixos 1.520 mm
    Altura mínima do solo 155 mm
    Altura do assento 845 mm
    Peso em ordem de marcha 239 kg (sem acessórios)
    Capacidade do tanque 21,0 litros
    TRANSMISSÃO
    Transmissão 6 velocidades
    Sistema de acionamento Corrente de transmissão
    Relação de redução primária 1,627 (83/51)
    Relações de marcha: 1a 2,692 (35/13)
    Relações de marcha: 2a 1,950 (39/20)
    Relações de marcha: 3a 1,529 (26/17)
    Relações de marcha: 4a 1,304 (30/23)
    Relações de marcha: 5a 1,136 (25/22)
    Relações de marcha: 6a 0,958 (23/24)
    Relação de redução final 2,867 (43/15)
    Embreagem Multidisco, em banho de óleo
    SUSPENSÃO
    Dianteira: Garfo telescópico invertido de 43 mm com retorno e pré-carga da mola ajustáveis
    Traseira: Monoamortecedor com retorno e pré-carga da mola ajustáveis
    FREIOS
    Dianteiro: Tipo Disco duplo de 300 mm em formato margarida
    Dianteiro: Pinça Pistão duplo
    Traseiro: Tipo Disco simples de 250 mm em formato margarida
    Traseiro: Pinça Pistão simples
    PERFORMANCE
    Potência máxima 86,8 kW (118CV) / 9.000 rpm
    Potência máxima com Ram Air
    Torque máximo 102 N·m (10,4 kgf·m) / 7.700 rpm

    Disponibilidade, modelos, cores e especificações sujeitas a alteração sem prévio aviso. Imagens ilustrativas.


    A KAWASAKI USA E RECOMENDA
    Mobil Super Moto