Dicas de Pilotagem – Sob condições adversas

É importante estar atento aos diferentes aspectos que se apresentam em uma longa viagem de moto. Por isso, fique de olho nessas dicas dos nossos amigos motociclistas.

Dicas de Pilotagem sob condições adversas. Foto: Moto Adventure

Dicas de Pilotagem sob condições adversas. Foto: Moto Adventure

Texto: Equipe Trips & Tips e Nenad Djordjevic
Fonte: Revista Moto Adventure

Considere que uma longa viagem de moto pode significar tanto uma jornada de alguns dias como de vários meses. É uma questão de percepção, mas, independentemente da duração, acabam tendo muitos fatores em comum, que podem ser analisados a partir das experiências vividas por vários motociclistas.

Em longas viagens, inúmeros fatores podem se apresentar, diminuindo sua segurança e tornando-o mais vulnerável. É crucial que um bom piloto esteja atento aos detalhes, sempre observando tudo ao redor, analisando coerentemente as situações e antevendo possíveis complicações. Confira, a seguir, algumas que comumente são relatadas por viajantes de todo o mundo.

PLANEJAMENTO

É bastante provável que você não conheça boa parte do itinerário de sua viagem. Isto faz com que tenha que proceder à análise do pavimento, das condições de tráfego e tudo mais no momento em que estiver enfrentando as situações. O que demanda um estado de alerta total, para que seu desempenho esteja à altura das necessidades. O planejamento estratégico se torna uma ferramenta indispensável – levantar todos os dados por onde passará é uma medida extremamente salutar, pois permite que você saiba de antemão o que poderá esperá-lo em determinado lugar. Note que se trata de previsões, uma vez que é impossível antever todo tipo de ações que possam modificar o plano inicial. Ainda assim, o planejamento ajuda a compor uma ideia de como se deve proceder.

Estradas longas e de bom pavimento tendem a se tornar monótonas, induzindo ao cansaço e ao sono. Combata isto focando a atenção nos detalhes de construção da estrada, a aderência do pavimento, sinalização, comportamento de outros usuários etc. Faça paradas regulares para se alongar, movimentar e se hidratar. O corpo perde muito líquido, que deve ser reposto periodicamente. Esteja preparado para bruscas mudanças no estado da estrada – em muitos lugares, como próximo de divisas estaduais, existe uma categórica mudança na qualidade do pavimento. Não se deixe iludir com o aparente bom estado em um trecho, pois isto pode mudar sem qualquer aviso.

Caso a estrada enfrentada não esteja em boas condições, evite que sua atenção esteja muito próxima de onde estiver passando – ver um buraco a uma distância de cinco metros não é o mesmo que fazê-lo a 20 metros. Quanto mais longe estiver olhando, mais tempo você terá para decidir como lidar com o obstáculo.

Adote um ritmo que permita conforto, mas, principalmente, que dê segurança às suas ações. Deve ser compatível com suas habilidades. A experimentação fora de sua zona de conforto deve ser deixada para quando estiver em um lugar que permita alguma extrapolação – enquanto, em uma viagem, pode significar o abandono de um sonho longamente almejado. O segredo é fazer só o que se sabe, sem se expor a qualquer tipo de risco propositadamente – já bastam os riscos inerentes à própria viagem.

Preste atenção à movimentação de outros veículos – maior incidência de veículos pesados, como ônibus e caminhões, quase sempre acarreta em piso mais ondulado e liquidos derramados. Já em lugares onde predominam veículos leves, é preciso muita atenção às médias horárias e previsão de abusos que, eventualmente, possam ocorrer com as velocidades exercidas por alguns.

LUZ

O nascer e pôr-do-sol são sempre espetáculos fascinantes, mas que aumentam muito as dificuldades de quem está na estrada. Devido ao ângulo formado com a linha de visão, podem trazer ofuscamento da visão em diversas ocasiões. Se não for de suma importância, opte por descansar um pouco até que a visibilidade não esteja tão afetada. Caso contrário, se for preciso, por qualquer razão, pilotar nessas condições, mantenha velocidades compatíveis com sua capacidade de reação e aumente ainda mais a atenção. Boa parte dos acidentes em estrada ocorre exatamente nesses horários, nos quais a visibilidade é prejudicada pela iluminação. Tenha em mente que, no momento em que tiver o sol atrás de si, isto não representará ofuscamento para você; mas certamente ofuscará a visão de quem vem no sentido contrário – portanto, a atenção maior deve ser com o comportamento que esses veículos terão em relação a você. Para se precaver, adote um posicionamento que permita ser visto pelas outras pessoas. E sempre use equipamentos de proteção adequados. O uso de reflexivos é muito útil para torná-lo visível aos demais usuários da via.

VEÍCULO

Todos que estão prestes a executar uma aventura motociclística preparam a moto com extremo zelo, tentando antecipar todo tipo de problemas que poderão enfrentar. Definitivamente é o modelo correto a se seguir, mas poucos se lembram que, em longas viagens, há uma série de desgastes que modificam o comportamento da moto. Fique particularmente atento às mudanças de pavimento – sair de uma estrada de terra ou lama para uma de asfalto significa que os pneus estarão sujos do terreno anterior, precisando de tempo para obter o melhor rendimento no novo trecho. No sentido inverso, o risco maior é estar adaptado a um ritmo muito mais veloz no asfalto e ser induzido a esta velocidade por constância. O novo pavimento exige radical mudança na velocidade e no ritmo – fique atento a esta armadilha!

Com o passar dos quilômetros, os freios também apresentarão mudança comportamental devido ao desgaste natural de suas peças. Atentar ao comportamento dos freios a cada etapa do trajeto evita que você seja surpreendido por um funcionamento deficitário do sistema.

A transmissão também deve ser observada com cuidado. Uma corrente suja, empoeirada, ou sem a devida lubrificação pode ocasionar sérios eventos – da simples quebra a acidentes fatais. Inspecione periodicamente, durante a viagem, o sistema de transmissão, mesmo que seja cardã ou correia dentada. Deixar de conseguir transmitir a energia do motor para a roda pode significar o fim de uma viagem. Uma moto que não esteja respondendo como deveria, deve ser imediatamente inspecionada – caso o reparo não seja possível ou viável de imediato, o piloto deve proceder com extrema cautela até que possa sanar o problema.

CONDUTOR

Uma longa viagem de moto pode trazer muitos aspectos negativos para o condutor – acostumar-se a uma rotina é o menor deles, enquanto a ansiedade para completar um objetivo pode facilmente ser desastrosa.

Afastar-se de seu cotidiano pode ser, a princípio, uma boa ideia para recarregar as baterias biológicas e emocionais; mas, como nada é perfeito, também traz uma carga de problemas que um bom piloto deve saber enfrentar.

O cansaço em viagem é um fator que quase sempre está presente em eventos catastróficos – nunca permita que haja a diminuição de suas capacidades operacionais por querer cumprir uma data ou horário. Cansaço não tem hora – e quando acontece, deve ser respeitado, pois poderá acarretar em um problema muito maior que o simples atraso. Fique atento às suas habilidades e, assim que identificar uma diminuição, pare para se recompor – o tempo que for necessário, não importando onde esteja.

A tensão causada pelas condições de viagem em determinado ponto também oferece riscos à segurança, pois turva sua capacidade de raciocínio, expondo-o a decisões potencialmente perigosas. Ao se sentir incomodado em algum trecho – ficando tenso ou estressado –, antecipe a parada e procure relaxar. Alimente-se adequadamente e dê muita atenção à hidratação. Evite ao máximo fazer experimentações com comidas exóticas ou muito condimentadas – o que menos precisamos é uma indisposição alimentar! Apenas prossiga quando conseguir novamente focar sua atenção no que está por vir.

E jamais utilize medicamentos, drogas ou álcool enquanto pilotar. A diminuição de suas capacidades raramente é perdoada pela moto – ela exige que o condutor esteja sempre apto para exercer as funções necessárias à pilotagem. Quando isto não acontece, cobra caro o desrespeito. Portanto, esteja preparado!

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*Matéria publicada na edição #128 da revista Moto Adventure.


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