BIG TRIP DE VERSYS-X 300 TR

BIG TRIP DE VERSYS-X 300

Indicado para motociclistas experientes, roteiro paulista tem trecho de terra de 120 km que passa por fazendas de eucaliptos e chega a Redenção da Serra, cidade que foi reconstruída após ser inundada por um reservatório.

Com início em Biritiba Ussu, em Mogi das Cruzes, e término em Redenção da Serra, este roteiro por cidades paulistas é seletivo, sendo indicado para motociclistas experientes. Com um trecho de terra com aproximadamente 120 km, o tour é composto por estradinhas vicinais, estradas de serviço em fazendas produtoras de eucalipto e travessia de balsa. Para chegar a Biritiba Ussu, a partir da capital paulista, deve-se pegar a Rodovia Mogi-Dutra (SP-088). Essa estrada pode ser acessada na Rodovia Presidente Dutra ou pela Rodovia Ayrton Senna.
Após a descida da serra e chegada a Mogi, siga as placas para Bertioga/Rota do Sol, até chegar à Rodovia Mogi-Bertioga, que leva ao litoral sul paulista, na Região da Baixada Santista. Siga por essa rodovia e, a partir do km 74, fique atento à placa “B. M. Ferreira”. Na sequência haverá um acesso diagonal à esquerda, de terra, início do trecho “aventureiro” pela Estrada Kamazuka, depois de rodar aproximadamente 80 km, a partir de São Paulo. O trecho inicial passa em um vilarejo residencial e, conforme se vai avançando o percurso, a paisagem vai mudando para uma mata mais densa, até chegar a uma fazenda produtora de eucalipto, onde o deslocamento é feito pelas estradinhas de servidão. Vão fazer parte da paisagem também, neste trecho, grandes tubulações de concreto de transporte de água (é importante muita atenção nesta parte do percurso, pois existem diversas variantes com muitas trilhas; um guia, neste caso, pode ser uma boa opção).
Ao final deste trecho você chegará a uma estrada de terra ampla (Estrada de Casa Grande), que no período de corte possui fluxo de caminhões transportando os eucaliptos.
A partir de certo trecho, a estrada margeia o Rio Claro e chega à estação de tratamento da companhia de saneamento de São Paulo, Sabesp. Siga à esquerda pela estação, cruzando o rio. A estradinha vai seguir até a Represa Ponte Nova, formada pelos rios Tietê e Claro. Siga margeando a represa até chegar a Salesópolis.
Esta cidade possui infraestrutura para qualquer necessidade, aproveite e abasteça sua moto. Cruze a cidade até a Rodovia SP-088 sentido Rodovia dos Tamoios. Ao sair da cidade fique atento às placas para o Hotel Rural Vale das Nascentes, à sua esquerda, e acesse a Estrada das Pitas, estrada de terra que termina na Rodovia dos Tamoios, em Paraibuna. Na Tamoios, siga até o primeiro retorno e siga na direção de São Paulo. Após o km 36 você irá cruzar o Rio Paraíba do Sul. Pegue a estrada de terra à direita e siga margeando o rio pela Estrada Capim D’angola, até a balsa. A travessia é gratuita e de hora em hora. Depois da travessia, siga pela principal margeando a Represa de Paraibuna até a Rodovia Otacílio F. da Silva (final do trecho aventureiro), siga à esquerda sentido Redenção da Serra.

Serra da redenção Big Trip

Redenção da Serra
Redenção da Serra é um município rodeado por montanhas e banhado por um imenso reservatório. A cidade ressurgiu das cinzas, como uma fênix, e assim foi se construindo a nova Redenção da Serra, após a construção do reservatório que a inundou. A cidade traz seus costumes e tradições em festas típicas e religiosas, realizadas durante todo o ano.
A mesma represa que há anos trouxe dor e tristeza, hoje é parte da beleza inigualável do município, e integra o principal atrativo turístico de Redenção. As únicas lembranças são as velhas fotografias já em estado de degradação de acervos particulares, algumas cenas de filme do comediante Mazzaropi e as imagens que jamais serão apagadas da memória dos moradores. Porém, a vida teria que continuar, e uma nova cidade iria surgir. A data histórica desse recomeço foi dia 25 de agosto de 1975, quando
ocorreu uma grande procissão conduzindo uma cruz de madeira, que percorreu o caminho entre a cidade velha e o novo local, onde seria construída a nova Redenção da Serra.
Passear de barco na represa e petiscar nos quiosques que contornam o espelho d’água estão entre os melhores programas. Localizada em meio à Serra do Mar, Redenção oferece muito mais: natureza intocada e uma bela represa, reservatório que forma um grande lago, quiosques que servem bebidas e fartas porções. Nos finais de semana, o movimento é garantido também pelos passeios de barco e pelas pescarias. Foram preservadas no Conjunto Histórico, a Igreja Matriz, em estilo romano; a antiga
prefeitura e a Capela do Cruzeiro. Nos bairros rurais, as delícias da gastronomia, a carne de porco ou a galinha caipira temperada caprichosamente com alho e cheiro verde, e para acompanhar, verduras e legumes fresquinhos recém-colhidos nas hortas.

Voltando para casa
Depois de passar por Redenção, siga até o final da rodovia e fique à esquerda pela Rodovia Oswaldo Cruz, sentido Taubaté. Ao final você chegará à Rodovia Presidente Dutra. Até a próxima aventura!

Detalhes
Para essa aventura a Kawasaki do Brasil nos emprestou a novíssima Versys-X 300 TR. A moto surpreendeu positivamente, pois o nosso companheiro de aventura estava com uma BMW GS 1200 Adventure.
Nas rodovias pavimentadas o ritmo da Versys foi coisa de gente grande, e em momento algum comprometeu o ritmo de sua colega de maior porte. Já nos trechos aventureiros ela se destacou mesmo
nos locais molhados, devido a sua leveza e maleabilidade, os pneus também foram um grande atrativo, pois nos trechos com barro ou nas subidas lisas eles garantiram total controle da máquina. Contamos
com a excelente companhia do aventureiro Emanuel Mikio.

Onde ficar:
Pousada Lumiar – Estrada para Redenção da Serra, km 15 – Paraibuna
(SP). Tel. (12) 99643-1350.

Onde Comer:
Restaurante Nhá Luz – Rodovia Prof. Alfredo Rolim de Moura, Km
99 – Salesópolis (SP). Tel. (11) 4696-1752.

Serviços:
Aventur (11) 99296 4677 – Falar com Celsinho, que organiza trips on e off road Brasil afora (www.aventur.tur.br).

Conheça os modelos disponíveis na Kawasaki One!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *