VERSYS 1000 GRAND TOURER MODELO 2021 COM SUSPENSÃO ELETRÔNICA ATUALIZADA SKYHOOK DA SHOWA

Com o posicionamento global “Any Road, Any Time – Adventure Calling”, a Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer tem suspensão eletrônica atualizada Skyhook da Showa.

A Versys 1000 foi projetada para oferecer o máximo prazer de condução em uma ampla variedade de situações. Seja andando sozinho ou com garupa, ao virar a esquina ou ao redor do mundo, a combinação perfeita desta divertida moto esportiva de estrada com um motor de quatro cilindros em linha altamente responsivo ajustado para flexibilidade e um chassi ágil equipado com suspensão dinâmica.

Sua posição de pilotagem relaxada e vertical oferece um alto nível de controle e é complementada por um assento altamente confortável e boa proteção contra o vento, sendo ideal para viagens longas.

Para o modelo 2021, a Versys 1000 Grand Tourer se beneficia da atualização de seu KECS (Suspensão de Controle Eletrônico Kawasaki), com a tecnologia Skyhook da Showa, a nova suspensão oferece uma condução mais suave para o piloto e o passageiro, contribuindo para um maior conforto e prazer.

O software atualizado para o sistema KECS semi-ativo do Versys 1000 Grand Tourer incorpora a tecnologia Skyhook EERA (ajuste eletronicamente equipado de passeio) da Showa para oferecer ainda mais conforto.

O conceito Skyhook imagina um gancho suportando o peso suspenso da motocicleta e modula a força de amortecimento da suspensão para permitir que as rodas acompanhem as imperfeições e solavancos encontradas, mantendo a motocicleta com o mínimo de perturbação.

O software Skyhook da Showa, cuidadosamente ajustado pelos engenheiros da Kawasaki para garantir que o caráter esportivo da pilotagem do Versys 1000 Grand Tourer seja preservado, oferece uma condução mais suave, pois se adapta continuamente à superfície da estrada em tempo real. A capacidade de aderência é excelente, a direção permanece leve ao andar na estrada e a moto parece mais estável ao andar na chuva.

O KECS utiliza informações de várias fontes como: velocidade e posição do curso da suspenção em tempo real (dos sensores de curso integrados), aceleração / desaceleração do veículo (da

IMU), velocidade das rodas dianteiras / traseiras (da ECU FI) e pressão da pinça do freio (da ECU ABS), além de levar em consideração a aceleração vertical e a taxa de inclinação ao determinar a força de amortecimento necessária.

Dianteira e traseira são totalmente ajustáveis, permitindo que o piloto adeque o funcionamento ao estilo de condução, condições da via e presença de garupa/bagagem.

  • Garfo invertido de 43 mm na dianteira, com 150 mm de curso, pode ser ajustado quanto a retorno e pré-carga de mola.
  • A suspensão traseira, com 152 mm de curso, possui amortecedor traseiro a gás e reservatório externo também permite ajustes de compressão (alta/baixa velocidade), retorno e pré-carga.
  • Ajuste remoto de pré-carga facilita a mudança de configuração sem a necessidade de ferramentas.KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension) (Grand Tourer)O KECS adiciona amortecimento controlado eletronicamente na dianteira e na traseira em um sistema semi-ativo que adapta em tempo real as condições do trajeto e da condução à quantidade ideal de amortecimento exigida para cada momento. Combinando componentes mecânicos avançados, desenvolvidos para competição, com a mais recente tecnologia de controle eletrônico, o KECS oferece a flexibilidade para lidar com uma ampla gama de situações de condução em ruas e estradas e o firme amortecimento necessário para a pilotagem mais esportiva. Outro ponto de destaque é que com o novo controle de suspensões os pneus são beneficiados, aderindo melhor ao piso e proporcionando maior confiança, especialmente em curvas.
  • O amortecimento é ajustado eletronicamente para se adequar à velocidade da motocicleta e à velocidade de variação do curso da suspensão. A desaceleração também é levada em conta, permitindo que a transferência de peso entre os eixos na frenagem seja controlada.
  • O controle é feito através de uma válvula solenoide com atuação direta (estágio único). Isso resulta em um tempo de reação extremamente rápido: 1 milissegundo –muito mais rápido do que sistemas similares que dependem de motor de passo, ou aqueles que usam válvulas de atuação em dois estágios, que diminuem a capacidade de resposta do sistema. O rápido tempo de reação torna o KECS ideal para utilização esportiva, na qual um “feeling” mais natural sobre a motocicleta é crucial para que o piloto se sinta em harmonia e no controle do equipamento.
  • Sensores de curso integrados no garfo e no amortecedor traseiro – fornecem informações de velocidade e compressão do curso em tempo real. As bobinas do sensor fornecem dados à central eletrônica ECU a cada 1 milissegundo. Isto é complementado pelas informações fornecidas pela central inercial IMU (inclinação em aceleração ou desaceleração) e pela injeção eletrônica (velocidade da motocicleta). Assim o KECS direciona a corrente elétrica para os solenoides que ajustam o amortecimento, conforme exigido pela situação.
  • O estilo de amortecimento é definido de acordo com o modo de pilotagem integrado (Sport, Road, Rain, Rider (manual)) selecionado. O KECS ajusta o amortecimento à velocidade da motocicleta, velocidade de variação do curso e desaceleração.
  • Com o KECS, a pré-carga traseira também é ajustável eletronicamente. Os pilotos podem escolher entre três modos de carga útil (cada um com ajuste de + 5 / -5):– Apenas para piloto
    – Piloto com bagagem
    – Piloto com passageiro e bagagem
  • As configurações podem ser ajustadas durante a pilotagem.

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