Viagem de Versys para Ilhabela (SP) – Parte 2

Conhecida por suas belas praias, montanhas e cachoeiras, Ilhabela, no litoral norte paulista, fica ainda melhor se for acessada por uma estradinha de serviço praticamente vazia
Fonte: Moto Adventure / Fotos: Marco Mendes

Viagem de Kawasaki Versys para Ilhabela (SP)

ILHABELA

Praias, cachoeiras, montanhas. Imagine tudo isso num mesmo lugar. Acrescente o charme de uma cidade pequena, mas com toda a infraestrutura para o turista. Assim é Ilhabela, o destino mais procurado do litoral norte paulista por turistas brasileiros e estrangeiros. Confortáveis hotéis e aconchegantes pousadas estão espalhados por toda a ilha para receber os visitantes. Para o almoço, café e jantar, também não faltam opções entre os restaurantes e cafés próximos à Vila, badalado centro histórico que também é repleto de lojas de roupas, acessórios e artesanatos.

A noite em Ilhabela também surge com diversos atrativos, incluindo bares com mesas na calçada e casas com música ao vivo ou animadas por DJ’s. Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos brasileiros e é formada por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes. No entanto, nesta ilha nosso destino é outro: a Praia dos Castelhanos.

CASTELHANOS

A praia de Castelhanos é habitada por uma comunidade tradicional caiçara. Para se chegar até lá somente por caminhos de terra, ou melhor, pela Estrada Parque dos Castelhanos, que liga a zona urbana de Ilhabela com a comunidade da praia dos Castelhanos. São 17 km de terra no interior do Parque Estadual, que cruzam alguns dos pontos de maior fragilidade ambiental e biodiversidade da Ilha. A estrada passa pelo interior da Mata Atlântica e por um mirante com vista para a baía. Esse percurso pode ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículo 4×4 ou moto apropriada. Para melhor desfrutar do passeio a Castelhanos, evite a alta temporada, quando o tempo é muito chuvoso e as taxas de visitação são altas. E aqui vai uma importante dica: informe-se sobre a operação da estrada ao planejar sua viagem. Desde o dia 21 de dezembro de 2013, o acesso para veículos ao Parque Estadual Ilhabela pela Estrada-Parque dos Castelhanos é efetuado com limite diário de 107 veículos, sendo 65 jipeiros cadastrados, 42 veículos particulares e 60 motocicletas. O horário de funcionamento da estrada é das 8h00 às 14h00 sentido Praia dos Castelhanos, e das 15h00 às 18h00 para voltar.

NA TRILHA

Feitas consultas e agendamentos prévios, antes da portaria da Estrada Parque acontecerão os trâmites burocráticos e a viagem terá prosseguimento por uma estrada toda de terra, que desce a serra. As muitas pedras ao longo do caminho irão exigir bastante de sua habilidade. No entanto, a primeira parada, em um mirante, possibilitará avistar a Baia de Castelhanos e você verá que o esforço vale a pena. Depois continue rumo à praia e esteja atento, pois ciclistas e pessoas caminhando surgirão ao longo de todo trajeto. Antes da praia surgirá uma pequena cachoeira, ideal para se refrescar, já que essa queda d’água é praticamente uma ducha. Relaxe um pouco na cachoeira, pois logo mais surgirá um belo desafio à frente: a travessia de um rio. Superado esse desafio e após percorrer mais um pequeno trecho em areia surgirá a Praia de Castelhanos. Aproveite então tudo que essa praia pode oferecer, saboreie um delicioso peixe e curta ao máximo esse dia.

Nessa viagem a moto utilizada foi uma Kawasaki Versys 650 ano 2016, cedida pela Concessionária Kawasaki Rota K. A Versys 650 mostrou-se excelente para viagens longas e proporcionou muito conforto. Importante também citar que este novo modelo ganhou melhoras nas suspensões, permitindo uma condução em estradas de terra com mais conforto e segurança.

Esta rota é indicada para motociclistas experientes, devido aos trechos escorregadios, pedras e areia. Também é recomendado o uso de pneus off-road.

Confira a Parte 1 dessa aventura.

Clique aqui para conferir outros modelos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *